segunda-feira, 21 de abril de 2008

Paranoia Agent (Completo)



Sinopse:
Uma pessoa foi atacada misteriosamente na cabeça durante a noite, em Tokyo. A descrição do agressor é sempre a mesma: um jovem com um taco de "baseball" curvado e um par de patins "inline" dourados. Dois detetives são nomeados para este caso e partem em busca do agressor. No entanto, não conseguem encontrar nenhuma conexão entre o delinqüente e as vítimas. O quanto mais fundo eles investigam, mais inexplicável e perigoso se torna o caso. Este "Agressor" será pego antes que ele possa matar alguém? Qual será o próximo objetivo dele?

Paranoia Agent mostra a natureza dual de todo ser humano, deslocando entre o bem e mal. Cada episódio introduz um personagem novo, um protagonista preso pelos conflitos de sua mente. O ataque "Shounen Bat" nada mais é que um pretexto para cavar na psique humana e revelar seus segredos mais íntimos, não importando o quão horríveis eles possam ser. Personagens que aparentemente não possuem nada em comum descobrem uma incrível ligação entre si, nas circunstâncias mais inesperadas.

O aspecto mais chocante de Paranoia Agent é seu realismo brutal e externo, reforçado no princípio pela notificação "Todos os personagens, lugares e eventos retratados nesta série são fictícias. Quaisquer semelhanças com pessoas, lugares e eventos reais são meras coincidências". Até mesmo os detetives, aparentemente previsíveis no princípio, se mostram tão flexíveis quanto o caso que estão investigando. Ninguém aqui entra em linha com clichês, nenhum personagem é 100% bom ou mau, eles simplesmente são humanos confrontados com amor e ódio, despeito e compaixão.
Como qualquer bom mistério, em Paranoia Agent há pistas e sugestões que levarão o espectador a uma visão clara dos acontecimentos. Pisque uma vez, e você perderá uma pista vital. Você terá que usar o lado esquerdo de seu cérebro ao assistir a esta serie, e se você não sentir um pequeno paranóico ao final de cada episódio, então não estará fazendo uso da atenção necessária à que exige "Paranoia Agent".

Paranoia Agent é dirigido de forma tão brilhante que às vezes o enredo só está lá para promover uma armação ao desenvolvimento do personagem. Alguns episódios são colocados juntos simplesmente em razão da investigação dos detetives. Em certo ponto você vai chegar a se perguntar: "Mas o enredo não faz sentido nenhum?". E qualquer visão racional que você tente procurar não irá se aplicar, os motivos ficam até mais obscuros, o que deixa o espectador inacreditavelmente ansioso e excitado.

A animação é boa, totalmente caracterizada ao estilo de Satoshi Kon, com uma arte bem suave e realística do cenário, mas nada fora do comum, o habitual de qualidade da Madhouse. Já a parte sonora me encantou completamente com suas melodias tranqüilas, mescladas a uma arte obscura dos traços que deixam o anime com um ambiente quase hipnótico. O tema de abertura, "Yume no Shima Shinen Kouen", de Susumu Hirasawa, é realmente fantástico.

Tenho que admitir que Paranoia Agent não está no mesmo nível das obras de Kon. Afinal, se trata de uma série de TV com um orçamento bem inferior e tempo de produção programado. Mesmo assim, não deixa de ser um anime adulto brilhante, dirigido de forma magistralmente perfeita e indicado somente a um publico seleto, que saiba apreciar obras de arte.

Fonte: AnimeHaus

Informações:
Título Original: Paranoia Agent
Tempo: 24 min
Ano de Lançamento: 2004
Gênero: Drama / Terror / Mistério

Vídeo: AVI (XVID 640x360 29.97fps)
Áudio: Japonês (MPEG Audio Layer 3)
Legendas: Português
Fansub: Kamikakushi
Tamanho: 170 Mb
Total de episódios: 13/13

Screenshots:






Links (Megaupload):
Episódio 1 // Episódio 2
Episódio 3 // Episódio 4
Episódio 5 // Episódio 6
Episódio 7 // Episódio 8
Episódio 9 // Episódio 10
Episódio 11 // Episódio 12
Episódio 13

4 comentários:

Anônimo disse...

O link para o episódio n°10 do Paranoia Agent está errado, corresponde ao n°9. Esta é uma excelente série!!! Obrigada por postá-la (^-^)/

Lady Phoenix disse...

O problema já foi resolvido! Vlw!!

Oktavio disse...

Ótima série! Obrigado.

Anônimo disse...

Opa, muito obrigado, é difícil achar certos animes em boa qualidade,
gostaria de pedir o anime Serial Experiments Lain, com qualidade similar a essa (+-170MB).
Também se achar interessante uma parceria, tenho um blog:
http://quevenhaabaixo.blogspot.com/